INFORMAÇÃO ADEQUADA NO CDC
- Falando Direito
- 19 de dez. de 2017
- 1 min de leitura
O consumidor é vulnerável, possui o déficit informacional, o direito à informação, está previsto no artigo 6°, III do Código de Defesa do Consumidor, e constitui um Direito básico do Consumidor.
Este princípio possui uma função informadora sobre o produto, como preço, quantidade, qualidade, composição. A informação tem também o objetivo de fazer com que o consumidor adquira produto ou serviço de maneira consciente, alertando também os riscos que determinado produto pode trazer.
A informação, no âmbito judicial possui dupla face: o dever de informar e o direito de ser informado.

Dever de informar: para quem oferece o produto ou serviço ao mercado
Direito de ser informado: o consumidor, pois ele é vulnerável
Os fornecedores de produtos potencialmente nocivos, que venha trazer algum perigo a saúde a segurança, deve informar de maneira mais ostensiva, devido a periculosidade (artigo 9°).
A materialização da informação, também tem o fundamento de educar o consumidor, presente na Lei 12.291/2010, que obriga os estabelecimentos comerciais dispor um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, em lugar visível e de fácil acesso ao público.
#direito #direitoporamor #direitocivil#direitopenal #direitoconstitucional#processocivil #direitodoconsumidor #law#lei #amodireito #falandodireito #love#direitoadministrativo #direitocomamor#direito2017 #dicas #lawyer #direitonews#fiquepordentro #boanoite #boraestudar#oab #concurso #concursopublico #foco
Comments